Resumo
O presente trabalho investigou a influência de programa psicomotor na criança autista, sob a perspectiva delineada por Bergoff (1993), para um programa ajustado às capacidades de interação desta criança. Após a aplicação do programa, o grupo Autista foi comparado em termo de desenvolvimento à crianças normais em faixa etária pertinente. Esta comparação definia-se em termos de se avaliar as discrepâncias de grupo Autista em relação anterior e posterior ao programa psicomotor. A abrangência desta comparação incluía os domínios psicomotor, cognitivo e afetivo - social. Também para se verificar efeitos do programa diretamente ao comportamento do grupo Autista nestes três domínios, foi utilizado o método de avaliação TEACCH, cujos escores, através dele registrados, foram estabelecidos através do "teste dos sinais, Estatística não paramétrica. Os resultados da estatística não paramétrica indicaram significativos ganhos pós programa psicomotor, sendo o índice de significância identificado para cada um dos domínios (P < 0,005). Estes resultados foram interpretados como corroborando à noção de que atividades psicomotoras, quando sistemática e adequadamente estimuladas à criança autista, pode influenciar positivamente o nível de sua interação com o meio ambiente e consequentemente, o seu desempenho social como um todo.