A Interdisciplinaridade no Projeto Educação com Movimento da Secretaria de Educação do Distrito Federal
Por Aline Protta Lanna Gomes (Autor), Jonatas Maia da Costa (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O presente texto aborda aspectos de uma proposição de investigação científica vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (PPGEF-UnB). Trata-se, mas especificamente, do processo de percurso formativo no âmbito do mestrado e, por conseguinte, resultará num produto de dissertação acadêmica. O estudo toma como objeto o projeto “Educação com Movimento” (PECM) implementado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal em 1997. O PECM se baseia segundo uma perspectiva de trabalho coletivo, inserindo o professor de Educação Física (EF) na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental1 , a partir de uma parceria pedagógica de atuação com o professor pedagogo. A finalidade do projeto é a ampliação da experiência corporal dos alunos por meio de intervenção pedagógica integrada e interdisciplinar aos conteúdos de ensino ofertados pelo pedagogo, conforme é preconizado no Currículo da Educação Básica do Distrito Federal (DISTRITO FEDERAL, 2018).