Resumo
Níveis adequados de atividade física podem atuar como medida preventiva ao desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas e promover benefícios à saúde de indivíduos. Com o apoio das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação buscou-se contribuir para o avanço das investigações no campo da promoção da saúde e aquisição de um estilo de vida mais saudável entre jovens. O objetivo do estudo foi: desenvolver, implementar e avaliar a utilização de um ambiente de Internet (sítio: Ative-se), com informações sobre atividade física para adolescentes. Para o desenvolvimento dos conteúdos utilizou-se o modelo Transteorético de mudança de comportamento e o procedimento de implementação envolveu seis semanas de aplicação. O estudo caracterizou-se como sendo do tipo pesquisa e desenvolvimento e nele participaram adolescentes de ambos os sexos, das oitavas séries do Ensino Fundamental e dos primeiros anos do Ensino Médio das Escolas Federais de Florianópolis/SC. A amostra totalizou 25 adolescentes (14 do sexo masculino e 11 do sexo feminino), com faixa de idade compreendida entre 13 a 18 anos (15,1 anos; DP=1,6). Para a realização do estudo foram estabelecidas duas etapas: (a) coleta de dados por meio de questionário e; (b) desenvolvimento, implementação e avaliação do ambiente. Para a entrada e análise estatística dos dados, foram utilizados, respectivamente, o Programa EpiData 3.1 e o Programa SPSS 11.0 for Windows. Inicialmente aplicou-se o teste de Shapiro-Wilk para verificar a normalidade dos dados, que após, foram descritos por média, desvio padrão, distribuição de freqüências e percentuais. Para verificação de associações entre as variáveis, por sexo, foram aplicados os testes de qui-quadrado e o Fisher’s Exact Test. O nível de significância adotado foi de p<0,05. Por meio do processo de implementação do ambiente Ative-se pode-se observar que: (a) todos os 25 alunos das Escolas Federais de Florianópolis/SC que participaram da pesquisa acessaram o ambiente; (b) o ambiente atingiu a quantidade total de 84 acessos; (c) poucos alunos tiveram uma quantidade de acessos mais freqüente ao ambiente; (d) a maioria dos alunos teve uma freqüência de acessos limitada entre um a cinco acessos; (e) a freqüência de acessos declinou a partir do segundo mês de implementação do ambiente; (f) o tempo total de uso do ambiente atingiu aproximadamente 10 horas e 30min; (g) as páginas mais acessadas foram a do mural, a do show de perguntas e a da atividade física e; (h) o processo de avaliação demonstrou que o ambiente contém bons critérios de objetividade, aceitação e cobertura e que seria necessário melhorar os itens de autoridade e precisão. Salienta-se que o objetivo da proposta do ambiente foi atingido, ou seja, abriu caminhos para novas formas de promoção da saúde. Conclui-se, que o ambiente de Internet se constituiu num meio atraente de divulgação de informações entre os adolescentes.