A Interpretação Hegemõnica Da Década De 80 Na Educação Física: Apontamentos Críticos Para Novas Pesquisas
Por Madson Moura Batista (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
O texto produzido possui como referência e corpo principal o último capítulo denominado, “Considerações finais: síntese da trajetória a luz do diálogo e conflito com a área”, da dissertação desenvolvida no âmbito do mestrado profissional de educação física em rede nacional (PROEF), no polo do Centro de educação física e desportos (CEFD), da Universidade Federal do Espírito Santo, intitulado, “Autobiografia docente: caminhos e descaminhos”2 . A referida pesquisa, através de uma interpretação autobiográfica, teve como finalidade analisar, interpretar e problematizar os 30 anos de vida profissional do professor de educação básica, em especial os seus últimos 24 anos na EMEF “Eliane Rodrigues dos Santos”. O capítulo em destaque descreve, em síntese, a forma teórico-prática, idiossincrática, encontrada pelo professor frente aos desafios da sua ação docente ao longo do tempo, tendo como ponto central o impacto da década de 80 na sua formação inicial e na sua trajetória docente, bem como, os autores que subsidiaram e subsidiam suas reflexões e iluminam suas ações, as opções tomadas e as interpretações que se aproximam ou distanciam dos intelectuais da educação física e do pensamento hegemônico vigente da área. O objetivo desse texto é problematizar e propor novas investigações que proporcione um debate que questione algumas “verdades” uníssonas no senso comum e no bom senso do pensamento hegemônico da Educação Física Brasileira. O caminho a ser percorrido será de confrontar a experiência singular do autor com os referenciais teóricos da educação, em especial a interpretação dos impactos da década de 80 na identidade docente da educação física. Em outras palavras em que medida a particularidade reflete ou não uma realidade complexa, dinâmica, inter-relacionada e contraditória. O texto não pretende responder ou registrar uma proposição peremptória e sim problematizar interpretações que se tornaram senso comum da área. O estudo propõe caminhos hermenêuticos passiveis de suscitar novas pesquisas e aprofundamentos.