Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a ntervenção pedagógica sobre o conteúdo de treinadores de utebol, nos escalões de escolinhas e infantis, em função a formação acadêmica em Educação Física e Desporto. A mostra foi constituída por 12 treinadores de futebol (n 12), os quais foram filmados durante sessões de treino. instrumento utilizado foi adaptado a partir do ystematic Analysis of Pedagogical Content Interventions SAPCI) de GILBERT et al. (1999). Recorreu-se à statística descritiva e à inferencial através da statística não paramétrica, o teste de Mann-Whitney, ara comparar os resultados entre grupos. O cálculo da ercentagem de acordos, complementada pela estatística appa de Cohen, mostrou níveis aceitáveis de idedignidade para as observações serem utilizadas como erramenta científica. A realização deste estudo mostrou ue: os treinadores incidiram as suas intervenções, ajoritariamente, sobre os conteúdos de ordem técnica, obretudo de caráter ofensivo; a informação foi emitida, referencialmente, quando os jogadores estavam em ação; s instruções proferidas pelos treinadores foram, na sua aioria, de caráter geral, sendo que no "feedback" os reinadores utilizaram, sobretudo, o encorajamento; o eio exclusivamente auditivo foi o preferido na emissão e informação; a informação foi dirigida, referencialmente, aos jogadores, a título individual. Na comparação entre grupos, verificou-se que os treinadores om formação acadêmica em Educação Física e Desporto mitiram, significativamente, mais instrução específica e ecorreram mais ao questionamento, tanto geral como pecifico, do que os treinadores não licenciados. Apesar os treinadores em estudo, em geral, mostrarem uma bordagem centrada nos aspectos técnicos da fase ofensiva o jogo, os treinadores licencidos em Educação Fisica videnciaram um conhecimento mais especifico do conteúdo o Futebol e concederam aos jogadores mais espaço para ompreender e problematizar os conteúdos de aprendizagem.

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