A Intervenção do Profissional em Educação Física: Significações e Ações em Função do Contexto no Qual Está Inserido
Por Wellington Berbel (Autor), Jeane Barcelos Soriano (Autor), Maria do Carmo Silva (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Reconhecer que a intervenção profissional em Educação Física se dá como
um fenômeno dinâmico complexo, intercambiável, fluido, não necessariamente
preditivo e que está perenemente em construção e ressignificação sem dúvida
tira a centralidade do conhecimento de orientação acadêmico - científico, como
definidor absoluto do seu processo de constituição. Desta forma o objetivo
desta pesquisa foi descrever, identificar e compreender os processos emitidos
de situações dinâmicas da intervenção do profissional de Educação Física no
contexto não escolar. Optamos por utilizar da metodologia qualitativa utilizando
o estudo tipo etnográfico já que o mesmo forneceu as ferramentas adequadas
para a observação do contexto complexo proposto. Participaram do estudo
dois profissionais da região metropolitana de Londrina, no norte do Paraná,
que atuam com o desenvolvimento de programas de atividade física para
adolescentes, adultos e idosos em academias. Por meio dos métodos empregados
foi possível mapear terminologias adotados nestes contextos intervencionistas
e ainda descobrir quais fatores e conhecimentos estão na base das respostas
dos profissionais . A partir da primeira etapa de análise pudemos notar que as
indicações para os profissionais realizarem as intervenções podem se organizar:
a) das próprias vivências e experiências anteriores pessoais e ou de formação
profissional; b) das trocas com os pares; c) da justificativa de se estar atrelado
à "saúde". Logicamente, não necessariamente uma maior produção científica
na área, em si, proporcionará uma melhora ou aperfeiçoamento na intervenção.
Por outro lado, revelar como se deu o processo de tomar decisões e a
participação desse e de outros tipos de conhecimento forneceram elementos
importantes para conhecermos outras estratégias empiricamente constituídas
para solucionar seus problemas. Sugere-se assim um maior debate e
aprofundamento sobre as perspectivas emanentes da intervenção profissional
a partir do seu locus, evidenciando, a partir de uma descrição densa, e não de
forma etnocêntrica, aquilo que ocorre no cenário dinâmico das respostas
profissionais.