A Intervenção Psicológica na Preparação de Atletas Adolescentes do Tênis de Campo
Por Antonio Santos (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A Psicologia do Esporte tem avançado bastante nos últimos anos no
processo de preparação dos atletas para a competição, associado as demais
áreas da intervenção, técnica, preparação física, nutricional, etc. O objetivo
do presente estudo é relatar a intervenção psicológica realizada na
preparação de atletas do tênis de campo. Metodologia: participaram do
trabalho 16 atletas com idade que variavam de 9 a 16 anos de idade, portanto
pré-adolescentes e adolescentes, estes a maioria dos sujeitos, de ambos
os sexos, os quais se preparavam para participar de Circuitos de Competição
em seis capitais da região Nordeste do Brasil. A primeira etapa do trabalho
constou da avaliação psicológica dos atletas, a qual foi feita utilizando-se
dos instrumentos da Bateria CENESP (SAMULSKI, DE ROSE, SANTOS &
MORAES, 2000), a qual era composta dos testes de motivação, controle da
dor e auto-percepção. Os resultados revelaram dificuldades dos atletas no
controle do estresse psicológico, assim como a necessidade de apoio,
patrocínio, e frequentemente baixa auto-percepção da efetividade das ações
nas competições. A segunda etapa do processo consistiu em 10 sessões de
t r e inamento da s habi l idade s ps i cológ i c a s r e l a c ionada s com a a u topercepção, controle do estresse, elevação da atenção e concentração através
da prática mental e o estabelecimento de objetivos com finalidade de elevar
os níveis de motivação para a competição. Os resultados, obtidos através
de observação e auto-relatos, revelaram poucas mudanças nas componentes
ps i cológ i c a s t re inada s, revelando a necessidade de um proc e s so de
intervenção mais longo e intenso, com a finalidade de melhorar a efetividade
do processo de preparação psicológica dos jovens atletas do tênis, para as
competições.