Resumo

O esporte é um fenômeno que aborda manifestações de lazer e cultura, criando experiências de diversos contextos da sociedade, principalmente no ambiente escolar tornando uma potente ferramenta pedagógica (SANTOS, 2018). Assim, inserir qualquer pratica ativa, no ambiente escolar, permite o desenvolvimento motor, social e ético pois formam sujeitos centrados e responsáveis (SANTOS, 2018). O Durante as observações e intervenções que realizei de agosto a outubro de 2022, por meio de um estágio supervisionado, a experiência relatada foi desenvolvida com 09 alunas, de 15 a 18 anos, de uma Escola de Referência em Ensino Médio localizada na cidade de RecifePE. Como a escola possui parceria com a comissão atlética de Handebol do Sport Clube Recife, para suprir dois dias que não ocorria treinamento da modalidade, foi criado uma intervenção de introdução ao treinamento de força sob supervisão e acompanhamento por mim (estagiária) e um dos treinadores/supervisores da comissão. Essa estratégia foi criada como forma de fortalecer a atividade extracurricular em todos os dias pós-aula no contraturno da rotina das jovens, assim como, finalizar meu cumprimento de carga horária. Os treinos, ocorreram na academia de musculação do Sport Clube Recife, foram planejados por mim sob orientação do treinador/supervisor, com a estratégia de treinamento de força. Nas primeiras semanas as sessões de treinos foi para o corpo inteiro, pelo método alternado por segmento, como forma de apresentar o gesto motor dos exercícios. Após essa fase, que realizamos adaptação das atletas, divididos o planejamento semanal de sessões de treinamento por membros (superior e inferior). Assim, para apresentação do relato, utilizou-se informações contidas em diário de campo dos acompanhamentos e treinos realizados por mim durante o estágio. treinamento de força é um subtipo de pratica ativa que pode promover as ações citadas, impactando positivamente o desenvolvimento motor de estudantes (CARVALHO et al., 2023). Pois fornece melhora do potencial genético, como em adolescentes atletas, podem otimizar desempenho competitivo (CARVALHO et al., 2023). Desta forma, objetivou-se relatar, a partir de um estágio supervisionado, a introdução e vivência do treinamento de força em atletas de handebol, do sexo feminino, de uma escola do ensino médio da cidade do Recife-PE.

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