A Invisibilidade Como Fator Im(Possibilitante) De Uma Educação Física Inovadora
Por Rodrigo Do Vale Dos Santos (Autor), Lucas Luan De Brito Cordeiro (Autor), Francisco Felipe Gomes Feitoza (Autor), Antonio Igor Da Silva Teodozio (Autor), Patrícia Ribeiro Feitosa Lima (Autor), Nilson Vieira Pinto (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
Ao longo do processo de docência, alguns fatores contribuem negativamente ou positivamente para a atuação do professor. Na Educação Física Escolar (EFE), González (2020) aponta que esses fatores podem colaborar para três tipos diferentes de atuação docente, classificadas como: tradicionais, abandono docente e renovadora. As atuações tradicionais da EFE, geralmente estão voltadas para um aspecto biologicista e esportivista, que podem, por meio da busca de condicionamento físico e controle dos corpos, ser consideradas a favor do desenvolvimento do capitalismo e da classe social dominante (SOARES et al., 1992). Quanto ao abandono docente, refere-se à despretensão dos docentes e desinvestimento de uma prática educacional mais profunda, sendo limitada muitas vezes a manter ocupados os aprendizes e/ou compensar o tédio gerado pelas outras disciplinas dentro da escola, havendo pouca ou absoluta ausência de intervenção docente nas aulas ditas “livres” (SILVA; BRACHT, 2012).