A Liga e as Tensões no Esporte Escolar
Por Gyna de ávila Fernandes (Autor), Franklin Ribeiro Fernandes Negrão (Autor), Míriam Santiago Anastácio da Silva (Autor), Leandro Soares Assunção Rafael (Autor), Fernanda Carvalho Massanti Ponzo (Autor), Bianca Braga Machado (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
No segundo semestre de 2018, inicia-se o programa Residência Pedagógica oferecido pelo Governo Federal para alunos das licenciaturas, que tem como objetivo A formação de professores para atuação na Educação Básica na perspectiva de construção de uma prática ancorada nas demandas da escola pública brasileira no desafio de construir uma ação educativa na perspectiva da formação humana. (Projeto Residência Pedagógica/UFMG. Subprojeto Educação Física, 2018, P. 1) Dentre as escolas selecionadas, encontra-se a Escola Municipal Oswaldo França Júnior localizada em Belo Horizonte, bairro São Gabriel. Nessa instituição, o terceiro trimestre foi selecionado pela Educação Física para tratar o conteúdo dos esportes tendo como tema o Futebol. A abordagem se concretizou por meio do projeto Liga Oswaldo França Júnior, que teve por objetivo principal proporcionar experiências diferenciadas com relação ao esporte, a competição e a organização de um evento esportivo na escola. Assim, o presente texto busca elucidar em linhas gerais como se deu a criação e o desenvolvimento da Liga, refletindo também sobre o tensionamento entre o esporte da escola e o esporte na escola (VAGO, 1996).