Resumo

Pelo presente estudo, relatamos como foi utilizado o jogo do "Faz-de-Conta" no tratamento físico de crianças com hemiplegia espástica, que apresentavam Resistências à realização de técnicas específicas para o seu quadro neurológico. Moveu-nos o objetivo de verificar se a contextualização dos exercícios de Fisioterapia, por meio de situações imaginárias, fazia decrescer estas Resistências. Trabalhamos, neste estudo, com três crianças na faixa etária de 4 a 5 anos, mais seis meses de idade.Desenvolvemos a pesquisa em duas etapas denominadas, respectivamente, de Linha de Base e Intervenção. A primeira, consistia em intervir fisioterapicamente sem o contexto lúdico do "Faz-de-Conta"; a segunda, a de intervenção propriamente dita, foi contextualizada pelo emprego, na terapia, de atividades do jogo do "Faz-de-Conta". As sessões foram filmadas e, com base nestas filmagens, computamos a Freqüência de Ocorrência das Resistências verificadas por sessão, caracterizadas já, a partir de um estudo preliminar, bem como as formas pelas quais se manifestavam. Os resultados nos mostraram que a Freqüência Absoluta de Resistências decresceu com a introdução do "Faz-de-Conta", constatando-se um aumento na duração das sessões, desde a Fase de Linha de Base. Procuramos também, verificar se a Freqüência Média de Resistências, por minuto, havia sido afetada pela introdução do "Faz-de-Conta", porém isto não ocorreu: os tempos das sessões tiveram um aumento menos acelerado do que os observados para o decréscimo na Freqüência Absoluta de Resistências, da primeira, para a segunda fase do trabalho. Constatamos, ainda, mudanças no conteúdo das verbalizações das crianças, em relação a seus membros afetados, quando na situação de brincadeira. Estas mudanças indicavam que as crianças passavam a se relacionar com o seu corpo, nos limites destas situações lúdicas, de uma forma inteiramente nova. Buscamos, através destes resultados, compreender que meios, presentes no "Faz-de-Conta", poderiam estar afetando as Resistências. Consideramos, ainda, quais fatores poderiam estar atuando na situação, para aumentar a duração das sessões.

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