Editora Gryphus. Brasil 2007. 96 páginas.

Sobre

Homens, rendei-vos! Agora, futebol também é coisa de mulher! E não somente em campo, com a eleição recente de Marta como a melhor jogadora da Copa do Mundo de 2007.

A cada dia, mais mulheres acompanham fiel e ardorosamente o desempenho de seus times de coração, além das partidas da seleção brasileira, sempre muito entendidas sobre cada lance, cada drible, cada falta.

E para ajudar aquelas que adoram o esporte, mas que ainda não sabem informações básicas como os países que sediaram a Copa do Mundo, como é feito um esquema tático ou ainda não conseguiram assimilar de uma vez por todas o que é um impedimento, a Editora Gryphus apresenta o livro A LINHA DA BOLA, de Clara Albuquerque, jornalista baiana - porém vascaína -, de 24 anos, aficionada pelo mundo da bola.

Na publicação - um guia para mulheres (e homens!) que ajuda a entender as minúcias desta paixão nacional -, a autora trata o assunto com muito bom humor e descontração, driblando o preconceito e provando que as chuteiras podem dar lugar o salto alto.

Todos os onze capítulos são subdivididos: Pretinho Básico, Esporte Fino e Passeio Completo.

Esses são os termos através dos quais Clara discorre sobre informações do universo futebolístico como a história do esporte, número de jogadores em cada time, modelos de uniformes, esquemas táticos, posições, principais técnicos e jogadores da história, incluindo breves biografias, clubes em que jogaram e número de gols.

A idéia de escrever um livro sobre futebol surgiu do interesse pessoal pelo assunto e da paixão, desde criança, em colecionar livros sobre o tema. São mais de 30, além de todos os exemplares da revista Placar dos últimos dez anos.

"Por conta da minha coleção, decidi escrever sobre futebol no meu trabalho de conclusão de curso da faculdade. Durante a pesquisa para escolher o tema, muita gente se admirou por eu querer escrever sobre o assunto. Daí, percebi que nenhum dos meus livros tinha sido escrito por uma mulher e, mesmo procurando nas livrarias, também não encontrei nenhum", explica Clara, formada pela Universidade Federal da Bahia.

Fã de Juninho Pernambucano, Romário, Ronaldo, Pelé, Garrincha e Marta, Clara conta ainda que as constantes explicações sobre futebol que costumava dar para as amigas também serviram de motivação. "Já estava acostumada a ensinar minhas amigas sobre futebol e, então, me perguntei: por que não ensinar a todas as mulheres que queiram aprender sobre o assunto escrevendo um livro? Foi assim que concebi A LINHA DA BOLA.

Ao contrário da maioria das famílias brasileiras, na casa de Clara, o membro mais fanático da família por futebol não é um homem, mas sim sua mãe, torcedora de carteirinha do Bahia.

Desde pequena, assisto ao futebol em casa e o interesse começou cedo. Minha mãe é louca por futebol e me influenciou desde pequenininha", conta a autora.

Acessar