A Ludicidade Como Fator de Motivação à Prática da Ginástica Laboral na Empresa Fiasul Ind. de Fios Ltda -Toledo/PR

Por: Adenilson de Faria, Anselmo de Athayde Costa e Silva, Daniely Patricy da Silva Alli, Fabio Bertapelli, Franciele Cristina do Matto, Leonardo Dalla Vecchia, Luciana Terezinha Lang Damaceno e Nadia Maria Amarante Fuchs.

XX ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


.Resumo

O SESI Toledo/PR, através do Programa Ginástica na Empresa, orienta a prática dessa modalidade na Empresa Fiasul Ind. de Fios LTDA. Ao longo do tempo constatou-se que a rotina se transformou em monotonia para os funcionários, fato que culminou em avaliação das ações realizadas até o momento e estabeleceu-se a necessidade de incrementar o programa. No antigo programa parte dos trabalhadores, ou não compareciam as atividades ou não as executavam com satisfação, em função do ambiente onde eram realizados os exercícios, próximo a máquinas e colaboradores trabalhando, tornando-se impossível qualquer contato verbal entre o Gestor da 1 Profª. Esp. do Programa Ginástica na Empresa do SESI Toledo/PR – Profª do Curso de Graduação em Educação Física da Universidade Paranaense UNIPAR. 2 Profº. Esp. do Programa Ginástica na Empresa do SESI Toledo/PR. 3 Profº. Colaboradora do Programa Ginástica na Empresa do SESI Toledo/PR. 4 Estagiários de Educação Física do Programa Ginástica na Empresa do SESI Toledo/PR. Atividade e as pessoas. A motivação também foi identificada como fator que limitava a prática das atividades.A partir daí foram elaboradas mudanças significativas no programa que recebeu o nome Fantasia de “Estação do Agito”. O local de prática passou a ser uma ampla sala,com boa iluminação e arejada. Os exercícios também passaram por modificações significativas, sendo que a utilização da música e de atividades tais como: danças, jogos cooperativos, apresentações artísticas, datas comemorativas e caminhadas foram alternativas aos exercícios de alongamento estático.A metodologia utilizada aumentou a interação entre os funcionários, pois a divisão em setores não permitia um maior entrosamento entre as pessoas o que foi de pronto sanado com a “Estação do Agito”. A ausência de ruído e as atividades recreativas propostas melhoraram a comunicação e entrosamento entre os professores e os colaboradores da empresa. A proposta “Estação do Agito” inovou o programa de Ginástica Laboral na Fiasul Ind. De Fios. Os participantes mostram-se contentes e motivados com a prática e assim estão mais próximos dos benefícios da Ginástica na Empresa e das Atividades de Lazer.. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.