A Ludicidade E O Brincar No Ensino Do Circo Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental
Por Rita De Cassia Fernandes Miranda (Autor), Ludmilla Coelho Da Silva (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
Quando mais e mais pessoas tem a oportunidade não somente de apreciar, mas de vivenciar o circo em inúmeros contextos educativos (BORTOLETO; SILVA, 2017), este fenômeno mais uma vez renasce e se reinventa. São diferentes histórias de vida que se cruzam e interagem com a produção da linguagem circense, abrindo novas possibilidades de significação. Neste movimento contemporâneo, o debate sobre o espaço da arte circense na educação tem se ampliado. Considerando esta necessidade, o presente trabalho de cunho autoetnográfico (ELLIS; BOCHNER, 2000) analisa o ensino do circo nos primeiros anos do Ensino Fundamental, tendo a ludicidade como eixo das propostas desenvolvidas. Ressaltamos que a pesquisa foi realizada durante o ano de 2022 e o contexto foi uma escola da rede privada da cidade do Rio de Janeiro/RJ.