A Luta Marajoara Como Uma Proposta De Ensino
Por Dionny Felipe (Autor), Bruna Cristina Oliveira Firmino (Autor), Cinthya Tonon Nascimento (Autor), Lauren Queiroz Silva (Autor), Nathaly Souza Pereira (Autor), Flávio Pereira Pires (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
Nos últimos anos o campo acadêmico da educação física vem sinalizando a carência de pesquisas relacionadas ao conteúdo Lutas do Brasil nas aulas de Educação Física, assim como os autores Pereira (2021), Paiva (2020); Santos e Freitas (2018), Felipe (2019) analisam as temáticas de Lutas do Brasil abordando assuntos pertinentes sobre a temática. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural, dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório (BRASIL, 2017). Além da BNCC ter muitas temáticas de diversos aspectos, o foco dessa pesquisa está voltado para as Lutas do Brasil, mais especificamente a luta Marajoara, que tem pouca visibilidade na sociedade (PAIVA, 2020) e propor para os profissionais da área uma sequência pedagógica de forma lúdica, porém, respeitando suas principais características, bem como sua cultura e princípios, desenvolvendo juntamente com os discentes o conceito de que luta não é sinônimo de briga, e que assim como os esportes as luta Marajoara também devem ser desenvolvidas nas aulas de Educação Física.