Resumo

Nos últimos anos o campo acadêmico da educação física vem sinalizando a carência de pesquisas relacionadas ao conteúdo Lutas do Brasil nas aulas de Educação Física, assim como os autores Pereira (2021), Paiva (2020); Santos e Freitas (2018), Felipe (2019) analisam as temáticas de Lutas do Brasil abordando assuntos pertinentes sobre a temática. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural, dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório (BRASIL, 2017). Além da BNCC ter muitas temáticas de diversos aspectos, o foco dessa pesquisa está voltado para as Lutas do Brasil, mais especificamente a luta Marajoara, que tem pouca visibilidade na sociedade (PAIVA, 2020) e propor para os profissionais da área uma sequência pedagógica de forma lúdica, porém, respeitando suas principais características, bem como sua cultura e princípios, desenvolvendo juntamente com os discentes o conceito de que luta não é sinônimo de briga, e que assim como os esportes as luta Marajoara também devem ser desenvolvidas nas aulas de Educação Física.

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