A Manifestação de Emoções em Jogos Informais e Formais de Voleibol no Contexto Escolar
Por Raquel Valente de Oliveira (Autor), João Francisco Magno Ribas (Autor), Luciane Sanchotene Etchepare Daronco (Autor).
Em Motrivivência v. 29, n 52, 2017. 20 Páginas.
Resumo
As emoções são manifestadas diferentemente de acordo com as características de jogos e esportes, sendo classificadas em positivas, negativas e ambíguas. Nesse sentido, a Praxiologia Motriz apresenta instrumentos de análise que permitem aprofundar a lógica interna dessas práticas motrizes, considerando também sua lógica externa. Assim, essa pesquisa objetivou caracterizar as emoções manifestadas pelos alunos do CTISM em jogos Informais e Formais de Voleibol. Para isso, como instrumento de pesquisa, aplicamos questionários aos 32 alunos participantes, considerando seus aspectos quantitativos e qualitativos. Os resultados mostraram que as emoções positivas obtiveram a maior frequência de manifestação nos jogos Informais, enquanto que nos jogos Formais foram as emoções negativas. Quando considerado o resultado da partida, as emoções positivas predominaram em alunos vencedores dos jogos Formais e as negativas em alunos perdedores. Portanto, constatamos que o Voleibol propicia a manifestação de diferentes emoções, dependendo do caráter do jogo e do resultado da partida.