A Marca Nike, Seus Signos e Argumentos: Um Estudo de Semiótica Aplicada
Por Vinícius dos Santos Souza (Autor), Fabio Zoboli (Autor), Renato Izidoro da Silva (Autor), Elder Silva Correia (Autor), Tiago de Brito Ferreira Santos (Autor).
Em Motrivivência v. 28, n 47, 2016. Da página 14 a 30
Resumo
Resultado de uma pesquisa que abordou a semiótica como diretriz teórico-metodológica para compreensão da atuação da marca esportiva Nike em meio à sociedade e suas implicações subjetivas. Levando em conta o aspecto histórico e contemporâneo, buscando identificar os pontos que tornam a referida marca comercial relevante e representativa em meio a indivíduos e grupos sociais. O intuito foi investigar como os argumentos foram construídos, de modo a sustentar uma relação de seus produtos com a figura subentendida da deusa grega Nice. Considerando uma fenomenologia da experiência dos interpretantes, identificamos quais signos são atuantes e responsáveis por comporem essa articulação semiótica de representatividade.