A marcação defensiva no futebol de campo
Por MA Brazão (Autor).
Resumo
O futebol de campo vem apresentando, ao longo da sua história, variações táticas no tocante aos sistemas ofensivos e defensivos, evoluindo para melhores modelos de treinos, comportamentos táticos e conhecimento das regras.
OBJETIVO: Realizar uma revisão bibliográfica sobre o sistema defensivo no futebol de campo e suas implicações táticas no futebol atual.
METODOLOGIA: O método deste estudo foi de pesquisa exploratória, descritiva e analítica, alicerçando-se numa revisão de literatura com base em livros e artigos científicos que abordam a marcação por zona no futebol de campo.
RESULTADOS: A marcação por zona no futebol de campo visa otimizar a melhor ocupação espacial dos jogadores, deixando o campo pequeno para o adversário que ataca. É fundamental o entrosamento entre os jogadores, a utilização dos recursos da tecnologia para facilitar a análise de resultados e a identificação de problemas de técnica e comportamento tático, uma vez que estão relacionados diretamente às deficiências do adversário, que influenciam nas diversas situações de jogo. As opções mais adotadas nos sistemas táticos são: 4-3-3, 4-4-2 e 3-5-2, com os tipos de defesa: individual aos pares, individual por setor e por zona, sendo as mais utilizadas atualmente. Algumas táticas de jogo no futebol podem ser melhoradas com um trabalho inicial no grupo de atletas, objetivando o entrosamento entre os jogadores. O profissional de futebol deverá conhecer e fazer uso da tecnologia como ferramenta de análise dos resultados, ou seja, tal recurso facilitará o trabalho do técnico nas tomadas de decisão e na identificação dos problemas e, assim, oferecerá alternativas mais adequadas e que proporcionem mais chances na solução dos conflitos existentes entre técnica e comportamento tático e nos desequilíbrios entre técnica e tática.
CONCLUSÕES: Os comportamentos táticos devem sempre ser atualizados na marcação por zona do futebol de campo, destacando-se o monitoramento da volta, cooperação entre ataque/defesa, desafio pela bola e redução de espaço, além da análise dos jogos de futebol e dos planos de investigação de indicadores individuais defensivos e ofensivos.