Resumo

Muito se discute na Pedagogia do Esporte sobre as condutas para o melhor encaminhamento do processo de competição e em qual idade do praticante isto seria mais adequado para garantir seu desenvolvimento pleno. Pensando nisto, a Federação Paulista de Ginástica criou o Troféu São Paulo (TSP), para estimular a prática da Ginástica Artística (GA) em todos os níveis e faixas etárias. Mas será que o TSP atende a essa função? Para responder tal indagação, elaboramos uma entrevista semi-estruturada com questões abertas e aplicamos aos técnicos participantes deste torneio. Os técnicos versaram opiniões sobre o TSP, objetivos e critérios para participação no mesmo. As respostas foram analisadas através da Análise de Conteúdo de Bardin (2004). Constatamos que, em geral, os técnicos concordam que o evento é importante para os ginastas pela forma de elaboração do regulamento, ao oferecer progressão de níveis, e por premiar todos os participantes. Não permitir a participação de ginastas que não realizam séries completas ou séries nos quatro aparelhos é escolha dos técnicos, uma vez que o regulamento não faz esta restrição. Restou-nos a dúvida: seria apenas o modelo de competição ou os treinadores também contribuem para impedir a massificação do TSP?

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