Resumo

Consistindo em uma pesquisa-ação, este estudo buscou identificar limites e possibilidades para a inserção da mediação de conflitos como práxis pedagógica da Educação Física Escolar. O público-alvo foi uma amostra de 17 participantes: uma turma de 5º ano com 15 alunos, a professora regente e o professor de Educação Física, todos vinculados à uma escola pública do Distrito Federal. A coleta de dados foi realizada através de análise documental (Projeto Político-Pedagógico, Regimento Escolar das Escolas Públicas do Distrito Federal e Livro de Ocorrências), observação nas aulas de Educação Física e intervenção de mediação (jogos cooperativos e assembleias de classe). Os dados coletados foram analisados qualitativamente. Os resultados encontrados indicam que as estratégias de mediação utilizadas neste estudo (jogos cooperativos e assembleias de classe) aliadas à técnica de Comunicação Não-Violenta (CNV), se mostraram eficazes, constituindo possibilidades de prática da mediação de conflitos nas aulas de Educação Física Escolar. Os aspectos limitantes mais significativos encontrados se referem à formação insuficiente dos professores para atuarem como mediadores e à quantidade de aulas de Educação Física. Tais questões não impedem a implementação de uma proposta de mediação, mas requerem empenho e comprometimento dos profissionais envolvidos para tentar saná-las.  

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