Resumo

O desenvolvimento da autonomia do aluno pressupõe que os professores, eles próprios, sejam autônomos no ser, no pensar e no agir. Neste sentido, a mediação do professor torna-se fundamental para que este processo de formação cidadã e de desenvolvimento da autonomia nas aulas aconteça, auxiliando na formação de cidadãos críticos, participativos e conscientes de suas ações. Por isso, o presente estudo procurou centrar-se nas interações pedagógicas que têm como objetivo a autonomia do aluno como agente da sua própria aprendizagem e futuro cidadão, passando certamente pela autonomia do professor enquanto pessoa e profissional. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender como vem sendo desenvolvido este processo num currículo voltado à formação integral dos alunos que cursam o Ensino Fundamental I (1ª a 4ª série), identificando, descrevendo e analisando práticas que auxiliem o professor neste desenvolvimento dos alunos. Para a elaboração desta pesquisa elegeu-se a Abordagem Qualitativa, na modalidade Estudo de Caso Observacional Etnográfico, tendo em vista o foco de estudo incidir sobre o processo de desenvolvimento da autonomia, no modo como ocorre e na leitura e interpretação que os sujeitos envolvidos dão a ele. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede particular de ensino, mantida pela Congregação da Companhia de Jesus (Jesuítas), em um bairro próximo à região central de Curitiba, no Estado do Paraná. A referida escola trabalha com os seguintes segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1ª a 4ª série), Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série) e Ensino Médio. Participaram da pesquisa três professores que atuam na área de educação física do Ensino Fundamental I. Para a realização desta pesquisa foram privilegiados variados procedimentos investigativos: observação, entrevista semi-estruturada, registro diário, além do estudo aprofundado do referencial teórico e documental. As informações obtidas foram agrupadas por indícios de comportamento, em decorrência, mesmo, da freqüência com que se manifestaram no discurso e nas práticas, e orientaram o delineamento das categorias de análise. A apreciação cuidadosa dos dados revelou que os professores vêm implementando práticas para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, pois compromissados com o processo em curso utilizaram-se de variadas estratégias metodológicas para assegurarem este desenvolvimento.

Arquivo