Resumo

O objetivo da pesquisa é investigar a natureza da mediação pedagógica que produz o desenvolvimento da brincadeira de papéis sociais, com fundamento na Teoria do Jogo de Elkonin e colaboradores. Partimos da ideia de que para caracterizar a mediação do brincar que possibilita seu desenvolvimento, mediações existentes deveriam ser caracterizadas e a partir da análise crítica delas, avançar na discussão da criação de condições e circunstâncias mais desenvolvedoras do brincar. Integram a pesquisa três estudos. Nos estudos 01 e 02 caracterizamos dois tipos de mediação: de escolas públicas brasileiras e de uma escola membro do Movimento da Escola Moderna Portuguesa (MEM), na cidade de Évora, Portugal. A partir desses dois estudos, levantamos quatro aspectos de uma condição especialmente criada para o brincar: tempo e espaço para o brincar (quando e onde se brinca), os objetos da brincadeira (com o que se brinca), as relações (com quem se brinca) e os temas e conteúdos (do que e como se brinca). Julgamos importante conhecer ações e intervenções relativas aos aspectos mencionados acima e de como essas ações poderiam afetar o desenvolvimento da brincadeira de papéis sociais. O estudo 03 é um experimento didático-pedagógico com objetivo de verificar como determinadas ações e intervenções podem afetar o desenvolvimento da brincadeira de papéis sociais. Para este estudo, considerou-se a existência de ações coadjuvantes e ações centrais, ou seja, que exercem um papel fundamental no desenvolvimento da atividade guia infantil. Assim, formulamos a tese de que ações e intervenções que incidem diretamente sobre o papel, unidade de análise da brincadeira e também objeto de intervenção do professor, são as que provocam as transformações fundamentais da brincadeira de papéis sociais que mais caracterizam seu desenvolvimento. Verificamos que as ações e intervenções relacionadas aos aspectos espaço...

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