A Melhora de Aspectos Relacionados à Socialização Usando a Dança Como Ferramenta nos Anos Iniciais da Escola
Por Rubens de Sousa Bravalheri (Autor), Regina do Socorro Portela (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 1, 2018.
Resumo
É a partir do convívio escolar que a criança passa a se relacionar diariamente com outras crianças e professores. Essas interações pessoais podem se tornar desafiadoras para algumas crianças se não desenvolvidas desde cedo, e é nesse contexto que a dança surge como possibilidade de facilitação desse processo. A dança é uma arte presente desde o início da humanidade em que os homens usavam somente a linguagem corporal para se expressar e esses movimentos expressivos através da dança permanecem ainda nos dias atuais. Através de pesquisa bibliográfica qualitativa em periódicos disponíveis na literatura nacional e internacional, este artigo mostra que o trabalho com dança na escola desde os primeiros instantes pode favorecer o desenvolvimento infantil, melhorar o fator socializador dos jovens e até mesmo gerar mais interesse pela escola.