A Mídia e a Construção do Herói Esportivo: Análise de Publicidades com Ronaldo Fenômeno
Por Marcos Roberto Godoi (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 33, n 3, 2011. Da página 637 a 651
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar os discursos e imagens utilizadas na construção do herói esportivo. Ocorpus de análise foi constituído por três peças publicitárias com o jogador de futebol Ronaldo, que foram descritas e posteriormente analisadas com base na Análise de Discurso e na Semiologia. Pode-se concluir que a propaganda “Ronaldo toureiro” criou a imagem do herói capaz de feitos extraordinários, inexplicáveis e admiráveis, misturando elementos do real e do irreal. Já nas propagandas “Boas vindas a Ronaldo” e “Ronaldo brahmeiro”, as estratégias discursivas constroem a imagem do herói capaz de superar os obstáculos e dificuldades, ressaltando a persistência, determinação e a capacidade de acreditar em si, se ancorando na formação ideológica do neoliberalismo.