A mídia esportiva e o patriarcalismo
Por Alice Couto (Autor).
Em III Seminário Online do Ludopédio – Mulheres e futebol: pesquisar, trabalhar, torcer e jogar
Resumo
Este texto, que faz parte de esforços para de uma monografia para conclusão de pósgraduação, trata do mercado de trabalho para as mulheres jornalistas esportivas. Esta reflexão, feita sob a ótica feminista a partir de teorias das terceira e quarta ondas do femismo, visa analisar as problemáticas acerca dos espaços ocupados pelas mulheres na comunicação esportiva. A mídia esportiva é um importante espaço para observação da luta feminina em busca de visibilidade e espaço, uma vez que, historicamente, a cultura esportiva não é difundida para as mulheres. O ambiente esportivo é, portanto, um grande expoente do patriarcalismo e nele pode-se observar que homens que resistem a qualquer indício de perda desse privilégio. Através de análises de casos somadas à análises teóricas, o texto visa buscar uma percepção mais ampla da situação das mulheres no lugar de comunicadoras esportivas.