Resumo

Este artigo analisa como certas práticas disseminadas pelos aparatos midiáticos têm atuado na produção de saberes a respeito do corpo e da saúde. Na análise desenvolvida, utilizamos como material empírico um quadro televisivo – veiculado pelo programa Fantástico da Rede Globo – intitulado de “Medida Certa”. Assim, o que propomos problematizar é como o acionamento de certos recursos tais como a fala de especialistas na área da saúde, o uso de personalidades conhecidas, entre outros, acaba produzindo “verdades” sobre a nossa sociedade e pautando a adoção de estilos de vida saudáveis. Esses discursos ao mesmo tempo em que estimulam os sujeitos a se tornarem ativos e saudáveis, também os responsabilizam pelos cuidados com a própria saúde. A partir da análise do programa televisivo, foi possível perceber como determinados saberes acerca dos investimentos em si e da responsabilização dos sujeitos pelos cuidados com o seu corpo têm atuado como prática pedagógica na medida em que nos ensinam modos de ser saudável. Além disso, o estudo coloca em evidência a questão da saúde como um produto do mercado, ou seja, na intersecção de várias estratégias, o programa conduz os sujeitos a atuarem como gerenciadores de um estilo de vida saudável.

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