Resumo

Este estudo, fruto de experiências profissionais e desejos acadêmicos, tem como objetivo principal analisar campanhas publicitárias da televisão, que envolvam temas relacionados á mulher no futebol. Especificamente, visando atingir tal objetivo, pretende-se observar se existem estigmas e se haveria predominância de alguns deles sobre a participação da mulher no futebol. A trajetória metodológica do presente estudo desenvolveu-se através da técnica de análise de conteúdo, proposta por Moraes (1999), destacando as cinco etapas sugeridas: Preparação das informações; Unitarização; Categorização; Descrição e Interpretação. A partir de indagações feitas sobre a imagem da mulher na televisão, fundamentadas em artigos dos periódicos Movimento, Motriz, Licere e Revista Brasileira de Ciência do Esporte, expomos a análise de três propagandas, escolhidas de forma intencional, encontradas no site do YouTube, que relacionam os temas mulher e futebol. A primeira propaganda refere-se as novas Havaianas Teams, a segunda é um vídeo de futebol do canal fechado FOX divulgando sua transmissão de esportes em espanhol e a terceira se trata de um comercial da Adidas. Interpretando tais propagandas identificamos que a imagem propagada é daquela desinteressada pelo futebol, com pouco conhecimento de regras, técnicas e táticas; atrelada a assuntos domésticos e com estereótipo masculinizado. Sendo assim, foi possível identificar a presença de estigmas relacionados a mulher no futebol, percebendo a predominância do estigma ligado a mulher que não gosta e não se interessa por assuntos ligados ao futebol, observados pela propaganda das Havaianas e do canal Fox. Também reforça a idéia que o lugar da mulher é a casa e as atividades a ela destinadas são aqueles circunscritos a vida doméstica

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