“A Moral no Pensamento de Emile Durkheim e o Papel do Sistema CONFEF/CREFs na coparticipação na Preparação dos Profissionais em Educação Física para uma Intervenção Ética”.

Parte de A Ética e a Bioética na Preparação e na Intervenção do Profissional de Educação Física . páginas 112 - 121

Resumo

Muito embora as condutas humanas e as relações sociais quando referenciadas ao campo da moralidade ocorram segundo imperativos e preceitos que emergem da própria sociedade, existe, no entanto, a necessidade de que normas e medidas nesse sentido venham a se constituir em algo que precisa ser traduzido num código de regras morais e que possam ser apresentadas e ensinadas aos indivíduos de modo geral. Em determinadas situações, inclusive, deve ser requerida a interferência de instituições sociais com a finalidade de fazer o indivíduo agir segundo princípios éticos. Assim, o objetivo do presente estudo é evidenciar, fundamentado no pensamento de Émile Durkheim, a importância e o papel do Sistema CONFEF/CREFs, como entidade co-participe da preparação dos profissionais de educação física para uma intervenção ética.