Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as causas que podem motivar ou não alunos e alunas de escolas públicas e particulares, integrantes da 8ª série do ensino fundamental, para a prática das atividades que são desenvolvidas nas aulas de Educação Física. A partir de minhas observações, na função de professora dessa área, foi possível detectar que muitos alunos, ao atingirem essa fase em sua trajetória escolar, principalmente as meninas, tornamse apáticos em suas participações, independente dos conteúdos propostos. Com isso, buscamos investigar cientificamente as causas que impedem maior participação dos alunos dessa série, nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi construída numa abordagem qualitativa, utilizandose da técnica de questionários, que foram aplicados aos meninos e meninas da 8ª série, em duas escolas que apresentaram convergência em diferentes aspectos, sendo uma da rede particular e outra da rede pública. A interpretação das respostas dadas pelos alunos fundamentouse na Análise de Conteúdo de Bardin, L. (1977), o que permitiu verificar diferentes categorias baseadas em percepções positiva e negativa dos alunos, em relação às aulas de Educação Física, na escola. Houve diferença significativa das respostas quando comparamos a proporção de percepção positiva dos meninos e das meninas. Em relação à outra comparação possível e feita, dos diversos aspectos referentes ao tema entre escolas pública e particular, o resultado não apresentou significância. As categorias pesquisadas relacionadas às questões de infraestrutura, que surgiram a partir dos discursos dos estudantes, as quais apontavam motivos de pouca ou muita participação nas aulas, mostraram diferença significativa na comparação da proporção entre meninos e meninas. Ao se comparar a proporção de alunos da escola particular com alunos da escola pública na questão percepção positiva, também não foi possível encontrar diferenças. Quanto à categoria relacionada ao aspecto da saúde, há diferença na proporção de alunos entre escola pública e particular. O conhecimento dos motivos de participação positiva e negativa em aulas, apresentados pelos alunos, revestese de importância ao permitir que os professores de Educação Física possam leválos em consideração ao delinear os conteúdos, as estratégias e objetivos propostos, visando à formação global dos alunos e das alunas.