A Motivação De Professores E Estudantes Nas Aulas De Educação Física No Ensino Fundamental No Município De Maringá Durante A Pandemia De Covid-19
Por Marcia Aparecida Avelino Barbosa de Holanda (Autor), Marcos Roberto dos Santos (Autor), Paulo Vitor Suto Aizava (Autor), Luana Biembengut Biato (Autor), Luciane Cristina Arantes (Autor).
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a motivação de professores e do ensino fundamental nas aulas de Educação Física no município de Maringá durante o período de pandemia de COVID-19. Como instrumentos foram usados o Questionário de Necessidades Psicológicas Básicas na Educação Física Escolar (BPNES), validado para a língua portuguesa (COSTA; MAROCO; VIEIRA, 2017) e o Questionário Escala de Motivação Docente (EMD), validado para a língua portuguesa (DAVOGLIO; SANTOS, 2017). A amostra compreendeu 162 alunos do 1º ao 5º ano, na faixa etária de 6 a 11 anos, e 31 professores de Educação Física da rede municipal de ensino na faixa etária entre 29 e 55 anos. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e inferencial, testes Shapiro Wink, Friedman e Kruska –Wallis. Comparou se a motivação dos estudantes em função do sexo e da série, e houve diferenças significativas na série. Concluiu se que os estudantes encontram motivados a partir do desenvolvimento das necessidades psicológicas básicas em especial o relacionamento. Comparou-se a motivação dos professores em função do tempo de serviço. Concluiu- se que os professores apresentaram indicadores de motivação para permanência na carreira docente.