A Motivação nas Aulas de Educação Física no Ensino Médio
Por Victor Matheus Lopes Martinez (Autor), Fernando Edi Chaves (Autor).
Resumo
Este estudo trata sobre a motivação de alunos para participarem das suas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo envolvendo 20 alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma Escola da cidade de Porto Alegre/RS. O estudo em questão teve como objetivo geral identificar os fatores motivacionais dos alunos nas aulas de Educação Física no Ensino Médio na referida Escola. A coleta dos dados nos revelou que a maioria dos alunos são motivados intrinsecamente, porém há também a motivação extrínseca, principalmente pela nota a ser atingida. Quanto à desmotivação, esta foi percebida em alguns alunos devido a falta de variedade nas aulas aplicadas. Conclui-se então que o professor, suas aulas e os conteúdos desenvolvidos nelas têm influência direta na motivação dos alunos em participar das aulas de Educação Física.
Referências
BALBINOTTI M. A. A., ZAMBONATO F., M. L. L. BARBOSA, R. P. SALDANHA & C. A. A. BALBINOTTI. Motivação à prática regular de atividades físicas e esportivas: um estudo comparativo entre estudantes com sobrepeso, obesos e eutróficos. Motriz, Rio Claro, v.17 n.3, p.384-394, jul./set. 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME,2017. Disponível em: < 568 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>.
BRASIL. Ministério da Educação. Novo Ensino Médio. Brasília, 2018. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/
DA SILVA, Ana Beatriz. A motivação dos alunos nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2017.
DECI, E, RYAN, RM. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum Press; 1985.
DECI; FLASTE. Why We Do What We Do: understandig self-motivation. Penguin Books, 1995.
ENGELMANN, Erico. A motivação de alunos dos cursos de artes de uma Universidade Pública do Norte do Paraná. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Londrina, PR, 2010
FERNANDES, Helder Miguel; VASCONCELO-RAPOSO, José. Continuum de Auto-Determinação: validade para a sua aplicação no contexto desportivo. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 10, n. 3, p. 385-395, Dec. 2005.
KOBAL, Marilia Correa. Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física. 1996. 176f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.
KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de pesquisa v.41 n.144 set./dez. 2011.
MAXIMIANO, A. Teoria Geral da Administração. São Paulo. Editora Atlas, 2004.
OLIVEIRA, Eduardo Henrique de. Motivação nas Aulas de Educação Física: perspectiva dos alunos do ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018.
OLIVEIRA, Maria de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. Ed. Revista e ampliada – Petropólis, RJ: Vozes, 2005.
PALUDO, Daniela Prado. A motivação das Aulas de Educação Física para Estudantes do Ensino Médio. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2015.
PIZANI et al. (Des) motivação na Educação Física escolar: uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, vol. 38, n. 3, p. 259 – 266, jul – set. 2016.
POPE C, MAYS N, organizadores. 3ª ed. Pesquisa Qualitativa na Atenção à Saúde. Porto Alegre: Artmed, 2009.
ROSS, J.G.; GILBERT, G.G. The national children and youth fitness study: a summary of finding. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, v.56, n.1, p.45-50, 1985.
SAMULSKI, Dietmar Martin. Psicologia do Esporte: teoria e aplicação prática. 1. Ed. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 1992. 167 p.
SILVA, Adriana Lúcia Leal da. Fatores Motivacionais a Prática das Aulas de Educação Física dos Estudantes do Ensino Médio, das Escolas Públicas Estaduais da Cidade de Humaitá-AM. 2018.174 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) – Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Humaitá, Amazonas, 2018.
WEINBERG, Robert S.; GOULD, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.