A Motivação Para a Prática Desportiva em Escolares: Implicações Entre Ensino Diurno e Noturno
Por Vinícius Machado de Oliveira (Autor), Marcos Roberto Brasil (Autor), Veronica Volski Mattes (Autor), Pedro Henrique Iglesiaz Menegaldo (Autor), Luiz Fernando Badaró (Autor), Rafael Augusto Marques dos Reis (Autor), Neidiana Braga da Silva Souza (Autor), Schelyne Ribas (Autor).
Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar e comparar a motivação esportiva entre escolares do ensino diurno e noturno. Participaram da pesquisa 222 escolares, de ambos os sexos, do ensino médio de duas escolas públicas da cidade de Guarapuava-PR. Para a verificação da motivação esportiva, foi utilizado o questionário Sport Motivation Scale (SMS). Após a coleta, os dados foram tabulados e submetidos a análises estatísticas inferenciais, bem como a análise teórica por meio da discussão com a literatura especializada. Posteriormente as análises, os resultados demonstraram que escolares do ensino noturno apresentam níveis motivacionais mais satisfatórios quando comparados com discentes do ensino diurno, indicando, portanto, que o estudo noturno não interfere negativamente na prática esportiva.