Resumo

Este trabalho, apresentado na fonna de uma dissertação narrativa, busca investigar, através da ontogenia do movimento pela Reorganização Neurofuncional, que mecanismos estariam envolvidos no processo da aprendizagem, principalmente nos referentes às ações de ler, interpretar e produzir textos. Trilhando o caminho metodológico da pesquisa do tipo exploratória, esta se efetivou através de um Estudo de Caso com um único sujeito, por acompanhamento longitudinal ao longo de vinte e quatro meses; o procedimento escolhido para reportar esse período efetuou-se em recortes de cinco momentos, a contar do processo inicial de avaliação. O conteúdo dessa caminhada fez-se através da leitura de categorias de observação: o Andar, o Falar e o Pensar que se referem, respectivamente, à percepção, domínio e conquistas espaciais do corpo, à mútua comunicação e compreensão sociais, à percepção e consciência de si enquanto sujeito atuante no mundo. A trajetória desta pesquisa busca dar continuidade a este estudo que não se finda em si, mas que se revelou através do processo integrativo nas ações de seu sujeito 

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