Resumo

o presente estudo tem como objetivo criar procedimentos metodológicos baseando¬se em literaturas atuais de autores cOHsagrados; como: João Batista Freire (2001), Jocian Machado Bueno (I 998) e Fátima Alves (2003), a fim de organizar roteiros de atividades, tendo os elementos da motricidade humana como ponto de partida, que irá corrigir as falhas oriundas da cegueira, levando o deficiente visual a adquirir independência e autonomia de suas ações. Pois, ele necessita como pré-requisito para aquisição da leitura e escrita do Sistema Braille uma boa orientação espaço-temporal, um bom equilíbrio, a noção perfeita da imagem de seu corpo, uma coordenação global e fma bem definida. Porque sua pe{cepção ocorre através das informações sensório-motoras de seus sentidos remanescentes. Logo a aprendizagem do deficiente visual só é processada quando há uma interação verdadeira entre educando e educador, partindo sempre do concreto para o abstrato e tendo o corpo como ponto de referência. A metodologia empregada no trabalho partiu da experiência de vida dos alunos, respeitando sempre sua problemática, a fim de conquistar a confiança necessária para realização das atividades propostas. Durante a realização da pesquisa observou-se a necessidade de uma programação de motricidade humana voltada para a educação do corpo, suprindo as falhas da deficiência, aumentando a auto-estima dos alunos e facilitando o processo de aprendizagem do Sistema Braille.

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