A Mudança nas Políticas Públicas de Gestão do Esporte Educacional nas Escolas de Tempo Integral no Município de Curitiba
Por Emilia Devantel Hercules (Autor), Caroline Costa Picetskei (Autor), Fernando Renato Cavichiolli (Autor).
Resumo
A PARTIR DE 2012, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMPÔS A POLÍTICA INDUTÓRIA DE IMPLANTAÇÃO DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, INCLUSIVE COM PERSPECTIVAS ESPECIFICAS PARA O ESPORTE E LAZER. COM ISSO, NOS ÚLTIMOS ANOS, ENCAMINHAMENTOS E METODOLOGIAS FORAM ELABORADAS PARA O DESENVOLVIMENTO, ESPECIALMENTE, DO ESPORTE EDUCACIONAL EM ESCOLAS QUE OFERTAM A AMPLIAÇÃO DO TEMPO LETIVO. ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR O PROCESSO DE EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL PARA O ESPORTE EDUCACIONAL NO ÂMBITO MUNICIPAL, NA CIDADE DE CURITIBA. CARACTERIZA-SE POR UMA PESQUISA DE CAMPO QUALITATIVA DESCRITIVA, QUE OCORREU DURANTE O PROCESSO DE ESCRITA DOS DOCUMENTOS MUNICIPAIS (2015 - 2017). O REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES FORAM REALIZADOS EM DIÁRIO DE CAMPO, DE FORMA SISTEMÁTICA. AS OBSERVAÇÕES ACONTECERAM EM 5 REUNIÕES DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO DOCUMENTO MUNICIPAL, A PARTIR DA POLÍTICA NACIONAL PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL. FORAM ENVOLVIDAS 185 ESCOLAS, DESTAS, DESTACA-SE AS 85 UNIDADES QUE COMPUNHAM A ADESÃO DO REFERIDO PROGRAMA E RECEBEM ORIENTAÇÕES PARA A AMPLIAÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL. OS DADOS FORAM ANALISADOS E DISCUTIDOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA. OBSERVA-SE QUE AS POLÍTICAS DESTACADAS NACIONALMENTE E QUE CORRESPONDEM A APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL INSEREM-SE EFETIVAMENTE EM 2016, COMPONDO O DOCUMENTO DO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CURITIBA. ESTAS ORIENTAÇÕES TAMBÉM APRESENTAM-SE EM FORMATOS DIFERENTES COMO: ORIENTAÇÕES GERAIS E CADERNOS INFORMATIVOS, LANÇADOS EM DEZEMBRO DE 2016. NESTE, A PERSPECTIVA DO TRABALHO DA PRÁTICA DE MOVIMENTO EM TEMPO AMPLIADO ABORDA O ESPORTE COMO SENDO UM PROPULSOR EDUCACIONAL, OPORTUNIZANDO, AOS ESTUDANTES QUE PERMANECEM 9 HORAS NA ESCOLA, UM CONTATO MAIS APROFUNDADO COM ALGUMA PRÁTICA CORPORAL OU ESPORTE ESPECÍFICO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS INFLUENCIARAM AS COMPOSIÇÕES DE POLÍTICAS MUNICIPAIS, IMPRIMIDO, ASSIM, O TOM DOS DOCUMENTOS PRODUZIDOS, AO MENOS NO QUE SE REFERE AO TEMPO AMPLIADO. PERCEBE-SE QUE A CONSTRUÇÃO COLETIVA SE LIMITOU A EXPLORAR APENAS DIRETRIZES PREVIAMENTE EXISTENTES PARA QUE HOUVESSE CONSONÂNCIA COM OS DEMAIS DOCUMENTOS PRÉ-EXISTENTES. APONTA-SE ASSIM, QUE HÁ UMA NECESSIDADE DE FORMAÇÕES COMPLEMENTARES PARA QUE OS AGENTES POSSAM COMPREENDER E DISCUTIR ELEMENTOS QUE CONTRIBUAM PARA A EFETIVAÇÃO DESSAS POLÍTICAS NA PRÁTICA.