A Mulher Nadadora na Perspectiva da Revista Educação Physica (1932-1945): da Estratégia Publicitária à Atleta Potencial
Por Ana Cláudia Kapp Titski (Autor), Kauê Fabiano da Silva Queiroz (Autor), Tiago Dimitrow Zanlorenzi (Autor), Paola Caroline Silva Azevedo (Autor), Elyandra Caroline Alves de Souza (Autor), Fernanda Santos da Costa (Autor), André Mendes Capraro (Autor).
Em I Congreso Latinoamericano de Estudios Socioculturales Del Deporte - ALESDE
Resumo
Apresenta-se uma análise histórica sobre a forma como a natação feminina, sobretudo a mulher nadadora, era abordada no interior da Revista Educação Physica. O presente estudo partiu do levantamento de todas as publicações do periódico (de 1932 a 1945), apresentando a descrição dos conteúdos publicados na Revista que falavam ou citavam a mulher na natação. Após a reflexão, concluiu-se que a mulher passou de estratégia editorial à atleta potencial sob a perspectiva desta Revista.