Resumo

O presente estudo é parte de um projeto de análise das fotos veiculadas em periódicos brasileiros nos anos de 1975 e 1980. Este trabalho serviu para testar o instrumento de coleta e foram registradas e analisadas as fotos com abordagem de atividades física e esporte, bem como as que ilustram notícias nas seções de esporte e propaganda da revista Veja, dos números 330 a 381, referentes a 1975. Nas 61 edições da revista foram anotadas 406 fotos e desenhos, entre os quais figuram mulheres em 77 delas. Destas, 30% ilustram propaganda, 35% reportagens específicas (esportes e balé) e 35% reportagens gerais. Em 31 das 77 fotos as mulheres aparecem apenas acompanhando o homem-atleta ou auxiliando/assistindoa sua prática.

. Esportes ditos masculinos são mais veiculados tanto nas reportagens como nas propagandas

. O preconceito de cor na prática esportiva aparece com clareza

. A grande diferença entre o número de fotos de homens e mulheres parece reproduzir as facilidades para a prática em favor dos homens.

. A publicação dessa diferença pode contribuir para o seu reforço na medida em que fotos aparecem em periódicos distribuídos à centenas de milhares de leitores.