A Música nas Aulas de Body Combat Melhora o Estado de ânimo de Adolescentes
Por Michelle Jalousie Kommers (Autor), Rosilene Andrade Silva Rodrigues (Autor), Graciele Gomes (Autor), Arturo Alejandro Zavala Zavala (Autor), Waléria Christiane Rezende Fett (Autor), Carlos Alexandre Fett (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 30, n 1, 2019.
Resumo
O objetivo é analisar o efeito da prática de aula sem música e com música do programa body combat™ sobre os estados de ânimo de 29 adolescentes, 18 do sexo feminino e 11 do sexo masculino, com faixa etária de 12 a 15 anos. Foi utilizado o questionário Lista de Estados de Ânimo-Reduzida e Ilustrada (LEA-RI) composto por 14 adjetivos (7 variáveis positivas e 7 negativas), aplicado antes e depois das aulas de body combat™, na primeira semana sem música, e na segunda semana com música. Utilizou-se teste de Shapiro-Wilk, de McNemar e teste χ² para verificar a associação das variáveis com significância de p< 0,05, isto é, a 10%, 5% e 1%, com intervalo de confiança de 90, 95 e 99%, respectivamente. Na aula com música os sentimentos positivos: “feliz/alegre” (p=0,0001), “espiritual” (p<0,001), “ativo/energético” (p=0,0263), “leve” (p<0,001), aumentaram. Nas variáveis dos sentimentos negativos: “triste” (p=0,0008), “desagradável” (p=0,0013), “tímido” (p=0,0001) e “com medo” (0,0001), diminuíram. Nas aulas com e sem música o adjetivo “cansado” (p=0,0001) e (p=0,0020) aumentou respectivamente. Constatou-se que o body combat™, aplicado com música, aumentou significativamente os sentimentos positivos e redução dos negativos, sendo recurso motivacional para a adesão ao exercício físico.