Resumo

A educação física escolar hoje é reconhecida como um componente curricular obrigatório, e sendo assim, ela também é atrelada ao projeto político pedagógico da escola. Reconhecida como componente curricular, determina um número de presenças mínimas e nota, para que o aluno consiga sua aprovação. O que observamos, é a não adesão as aulas de educação física, sobretudo, as aulas chamadas “práticas”, principalmente observando essa situação em toda jornada escolar dos alunos, agravando-se nos anos finais do ensino fundamental II e ensino médio. Como as aulas de educação física escolar (AEFE) possuem esse componente “extraclasse”, é fácil perceber aquele aluno que fica a margem da aula. Os motivos são variados para que essa situação ocorra, podemos citar: falta de conteúdos diversificados, desinteresse por parte dos alunos e falta de intervenção pedagógica nas atividades desenvolvidas (TENÓRIO; SILVA, 2013). Rangel Betti, 2009 aponta o quarteto fantástico (voleibol, handebol, futebol e basquetebol) como o conteúdo predominante da (AEFE) que poderia contribuir para essa problemática. Darido (2004) e Chicati (2000), apontam que a falta de diversificação de conteúdo e o esporte como sendo um dos principais conteúdos das (AEFE), tem contribuído para o afastamento dos alunos nesse componente curricular. Apesar do exposto acima, outros fatores podem levar a essa não adesão as (AEFE), que não necessariamente estejam presentes na proposta didática e metodológica do professor. Pois, as relações e experiências pregressas com as (AEFE) nos anos anteriores, condições estruturais das escolas, condições sociais, práticas esportivas e comportamentos advindos da estrutura familiar, podem influenciar nessa não adesão as aulas desse componente curricular. Por isso o objetivo geral é analisar os motivos que levam ao desinteresse nas (AEFE) dos alunos do 9º ano Ensino Fundamental II, da escola pública municipal em que atuo como docente. Além disso, temos por objetivos específicos: Identificar se os motivos do desinteresse dos alunos  pelas aulas de educação física escolar, têm relação com os aspectos pedagógicos das mesmas ou com outros fatores relacionados a escola, e compreender se há diferença entre o interesse e o desinteresse pelas aulas de educação física escolar  quando as mesmas trabalham com o conteúdo esporte. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo descritivo, que analisará por meio de um diário de campo e questionário criado pelo autor, as categorias encontradas de forma predominante segundo as falas dos alunos das duas turmas investigadas, dos professores de outros componentes curriculares, da gestão escolar e da coordenação pedagógica. Tendo como referência as questões voltadas para a não participação dos alunos, o desinteresse dos alunos e a desmotivação dos alunos. Segundo nossos resultados a não participação dos alunos é causada por três principais motivos: a infraestrutura da escola, o tipo de conteúdo nas aulas e a preguiça. Por fim, de acordo com os resultados algumas ações serão tomadas para atenuar essa situação: a mudança no horário das aulas, realização de festivais ao final de cada bimestre e a conscientização e desmistificação do conteúdo esporte.  

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