Resumo

O objetivo foi verificar o efeito de dois programas de ensino de natação, implementados durante 12 semanas, na prontidão aquática e coordenação motora de crianças brasileiras em idade escolar. Trinta e uma crianças de 7 a 9 anos(média±DP: 8.00±0.86 anos) foram divididas aleatoriamente em dois grupos experimentais. Um grupo foi submetido a aulas de natação focadas no desenvolvimento de habilidades básicas (BS), e o outro no ensino das técnicas de nado (FS). A prontidão aquática e a coordenação motora foram avaliadas antes e após as intervenções. Após 12 semanas, a pontuação das habilidades específicas foi diferente entre os grupos (F=24.19, p<0.01, ηp2=0.46), variando de 34.35±9.22 para 50.18±8.49 (p<0.01, d=2.60) no HB e de 36.00±5.86 para 42.64±7.46 no HF (p<0.01, d=1.88). A ação dos membros inferiores com respiração em posição ventral e dorsal, a entrada com os pés e a imersão em águas profundas foram superiores após o treino em BS. A coordenação motora aumentou no BS (135.57±37.45 para 172.64±33.17, p<0.01, d=2.11) e no FS (130.18±37.71 para 162.71±40.40, p<0.01, d=1.41). Esses resultados mostraram que ambos programas melhoraram a prontidão aquática e a coordenação motora, sendo que a maior competência aquática foi adquirida com as aulas que abordaram principalmente as habilidades básicas.

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