Resumo

O discurso da imprensa está cada vez mais relacionado e condicionado ao consumo do esporte. O estudo da notícia é uma das maneiras de analisar as motivações econômico-ideológicas em atuação na mídia. O objetivo deste artigo é analisar a repercussão, nos dois principais veículos impressos de comunicação da cidade de São Paulo, da declaração feita pelo Secretário-Geral da FIFA, Jérôme Valcke, em março/2012, que afirmou que o Brasil merecia “um chute no traseiro pelo atraso nas obras da Copa do Mundo de 2014”. É nossa intenção demonstrar, através do conceito de “valores-notícia” (news values), dentro da Teoria do Jornalismo, que aspectos como notoriedade, interesse público e imprevisibilidade foram abandonados pela imprensa brasileira. Todos esses elementos, fundamentais na definição de uma pauta, foram deixados de lado. Em seu lugar, a polêmica, o consumo e a indignação nacionalista nortearam as pautas construídas. O objetivo da construção desse discurso é único: reafirmar a cultura do consumo do esporte e aumentar sua importância econômica. 

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