Resumo

O objetivo da pesquisa foi explorar o conhecimento acumulado de técnicos brasileiros e professores do ensino superior em relação ao processo ensino da tática no basquetebol do Brasil, em diferentes categorias da formação desportiva: pré-mini, mini, mirim, infantil, do sub11 ao sub15. A amostra foi constituída por 11 técnicos de basquetebol com representação a nível nacional e internacional e 11 professores mestres e doutores que atuam com basquetebol em universidades brasileiras. O instrumento de medida utilizado foi a entrevista embasada num questionário semi-estruturado com perguntas abertas. Os dados foram analisados de forma qualitativa, por meio da análise de conteúdo e descrito de forma quantitativa em nível de freqüência e percentual. Os resultados mostraram que houve convergência, divergência e até conflitos de pensamentos educacionais entre os conteúdos e métodos de ensino dos fundamentos ofensivos na iniciação. Pode-se dizer que, na etapa de iniciação, deve-se evitar jogadas complexas privilegiando o ensino com base nos exercícios em situações de jogo. Com os resultados do estudo, podem-se tecer algumas conclusões: o ensino dos sistemas ofensivos basquetebol deve ser concebido num processo longo, no qual seus conteúdos e métodos variem no transcorrer do processo de ensino da técnica e da tática dos atletas, e busca-se ainda um modelo de iniciação para o basquetebol brasileiro com muitos estudos, principalmente longitudinais. Mesmo assim, tornou-se possível sinalizar algumas possibilidades pedagógicas para as diferentes fases das etapas do processo de ensino da tática no basquetebol brasileiro, considerando uma periodização a longo prazo dos conteúdos e estratégias pedagógicas de ensino-treinamento.

Acessar