A Opinião dos Estudantes Sobre as Exigências da Produção na Pós-graduação
Por Valdelaine da Rosa Mendes (Autor), Jacob Alfredo Iora (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 36, n 1, 2014. Da página 171 a 187
Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar quais são as repercussões das exigências de produtividade no campo acadêmico para os discentes de um curso de pós-graduação, e de que forma estas afetam objetiva e subjetivamente o seu cotidiano. Na investigação adotou-se a abordagem metodológica qualitativa, tendo como referência a busca da compreensão do objeto estudado e sua explicação na prática social (TRIVIÑOS, 2006). Optou-se pela realização de um estudo de caso, pelo entendimento de que esse tipo de pesquisa qualitativa seria a mais adequada para alcançar os propósitos das indagações levantadas. A delimitação do tempo e a mensuração quantitativa de índices de produção foram identificadas como as principais causas da precarização da formação em um curso de mestrado.