Resumo
A problemática significativa do estudo refere-se ao trato com o conhecimento da Ginástica, na organização do trabalho pedagógico, no campo da formação inicial. Interroga-se sobre a formação humana que vem sendo privilegiada através dos currículos de Educação Física & Esporte, especificamente nessa disciplina, mediante o imposto pela legalidade - diretrizes Curriculares - e as exigências de uma sociedade em plena transformação e desenvolvimento cíentífico-tecnológico. Para atingir os objetivos pretendidos, foi realizada a pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e documental, privilegiando a análise de conteúdos das ementas e programas de ensino, das disciplinas de Ginástica, de seis diferentes Instituições de Ensino Superior do país. Reconhecemos que as Diretrizes Curriculares para a área - tanto a anterior como a atual proposta -, não conseguiram romper com concepções de ciência fragmentada, com princípios da formação profissional pautada na lógica do mercado e interesses do capital. Os professores, por sua vez, encaminham suas orientações e propostas de ensino no campo da Ginástica com contradições que se estabelecem no confronto de perspectivas educacionais emancipatórias e ,perspectivas alienantes. O estudo apontou, ainda, possibilidades superadoras nas iniciativas e proposições apresentadas pelos professores em seus programas e ementas nessa disciplina.