Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a organização curricular do curso de graduação em Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia, de acordo com as diretrizes curriculares vigentes no período de 1972 a 2001, em especial após a homologação da Resolução nº 03/87 do Conselho Federal de Educação. O intuito foi analisar historicamente a gênese da Educação Física no Brasil, a formação do profissional de Educação Física e o estudo do curso de graduação em Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia, através da análise de sua trajetória histórica e da caracterização geral do seu currículo, identificando, comparativamente, as características básicas e as aproximações e/ou diferenças obidas entre os períodos analisados: 1972 a 1984, 1984 a 1989 e 1990 a 2001. Para o desenvolvimento desta proposta utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e o Sistema de Análise Quantitativa do Currículo Nominal (SAQCN), que permitiu dimensionar as alterações das caraterísticas básicas de um currículo, a sua composição e organização através do tempo, o grau de estruturação interna, a ênfase dada a uma disciplina ou a uma área de estudos, as semelhanças e diferenças entre os currículos analisados. Concluiu-se com este estudo que não houve modificação na orientação paradigmática do curso de graduação em Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia após as reformas curriculares ocorridas nos períodos analisados, permanencendo o currículo desportivado e biologizado, prevalecendo hegemonicamente o paradigma histórico de visão biológica do corpo.

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