Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as propostas curriculares formuladas pela Secretaria Municipal de Educação de Senador Canedo (SEMEC) para o componente curricular Educação Física no Ensino Fundamental. Por sua vez, os objetivos específicos foram: analisar os objetivos e a organização dos conteúdos Educação Física (EF) para o Ensino Fundamental II em duas propostas curriculares do município de Senador Canedo; e investigar as percepções de professores de EF modulados no Ensino Fundamental II sobre a organização dos conteúdos apresentada pelas propostas curriculares formuladas pela SEMEC. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, essa pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como método o estudo de caso. Para coleta de dados, optou-se pela técnica da análise documental e entrevista semiestruturada. Para análise dos dados, optou-se pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados demostraram que as proposições de conteúdos disposta na proposta curricular da SEMEC foram organizadas para cumprir demanda burocráticas colocadas pelas instâncias superiores sem nenhuma preocupação ou análise da conjuntura presente na realidade das escolas do município de Senador Canedo. Em consequência a esse processo pôde-se constatar um documento com excesso de conteúdos principalmente relacionados ao componente esportes e temas relacionados à saúde, crítica também identificada na percepção dos professores sobre a proposta. Apesar de apontarem elogios na diversificação de conteúdos presentes nas propostas os docentes tecem críticas contundentes com relação a disposição dos mesmos no decorrer do ano letivo. Diante de uma proposta com essas características identificamos que os professores criam estratégias, cada um à sua maneira, para driblar as proposições indicadas na proposta que não corresponderam às suas concepções de EF e à realidade que estão inseridos. Percebemos também que apesar da insatisfação na disposição dos conteúdos os professores não tecem críticas aprofundadas sobre a estruturação conceitual do documento e o fato do currículo funcionar como uma imposição de cumprir a sequência estabelecida não parece incomodar o processo de transmissão de conhecimento nas aulas de EF. Neste sentido pôde-se constatar que a proposta curricular de Senador Canedo não atende de forma satisfatória as pretensões dos professores que a colocam em prática sendo necessário uma reformulação que de fato considere o conhecimento de responsabilidade do componente curricular, bem como a realidade dos alunos, da escola e do município.

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