A Organização do Trabalho Pedagógico e Sua Implicação na Educação Física Escolar

Por: Anderson Rodrigo da Silva Ferreira, Andrea Carla de Paiva, Gerson Anderson Marinho de Lima, Nayara Ferreira Galvão e Valderez Justolino da Silva.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO

Este trabalho se refere à experiência de um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física (EF) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que estão inseridos no Programa Residência Pedagógica (PRP). O PRP é um programa promovido pelo Ministério da Educação (MEC), pela Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e atende ao compromisso Todos pela Educação, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em favor da melhoria do ensino nas escolas públicas através da imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade do curso. O objetivo deste relato é refletir acerca da organização do trabalho pedagógico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (Cap-UFPE), e sua implicação nas aulas de EF. Para isso, precisamos entender como o Projeto Político-Pedagógico (PPP) está ligado à organização do trabalho pedagógico. Para Veiga (1998), o PPP é mais do que um documento que contém as atividades e os planos de ensino, o PPP deve ser construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo. É "um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade.” (VEIGA, 1998, p. 2). 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.