A Organização do Trabalho Pedagógico e Sua Implicação na Educação Física Escolar
Por Valderez Justolino da Silva (Autor), Nayara Ferreira Galvão (Autor), Gerson Anderson Marinho de Lima (Autor), Anderson Rodrigo da Silva Ferreira (Autor), Andrea Carla de Paiva (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Este trabalho se refere à experiência de um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física (EF) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que estão inseridos no Programa Residência Pedagógica (PRP). O PRP é um programa promovido pelo Ministério da Educação (MEC), pela Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e atende ao compromisso Todos pela Educação, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em favor da melhoria do ensino nas escolas públicas através da imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade do curso. O objetivo deste relato é refletir acerca da organização do trabalho pedagógico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (Cap-UFPE), e sua implicação nas aulas de EF. Para isso, precisamos entender como o Projeto Político-Pedagógico (PPP) está ligado à organização do trabalho pedagógico. Para Veiga (1998), o PPP é mais do que um documento que contém as atividades e os planos de ensino, o PPP deve ser construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo. É "um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade.” (VEIGA, 1998, p. 2).