Resumo
Compreender o processo de organização do ensino para o desenvolvimento do pensamento teórico constituiu-se no objetivo central desta pesquisa. Com base nos estudos da teoria histórico-cultural entendemos ser possível e necessário organizar o ensino de modo que o mesmo seja maximamente favorável ao desenvolvimento do pensamento teórico dos educandos. Considerando que o pensamento teórico em geral forma-se a partir de um objeto concreto, procuramos investigar o processo de organização do ensino para a formação do pensamento teórico a partir de uma manifestação particular desse tipo de pensamento: o pensamento teórico no campo da arte ou o pensamento estético-artístico. Procuramos demonstrar ao longo do trabalho a possibilidade de vincular esse tipo de pensamento ao ensino da educação física, disciplina que tem como objetivo organizar a apropriação dos significados das atividades da cultura corporal, dentre eles o estético-artístico. Organizamos a presente pesquisa como uma investigação bibliográfico-conceitual (em que analisamos o papel da arte no processo de formação humana; a atividade de estudo e a formação do pensamento teórico; o processo de organização do ensino e alguns princípios didáticos presentes na teoria histórico-cultural) e uma investigação didático-experimental (em que criamos as condições para a análise do processo de organização do ensino para a formação do pensamento teórico). Nosso experimento didático, instrumento investigativo para a análise do trabalho pedagógico, foi constituído pela elaboração, e posterior realização com estudantes do 4º ano do ensino fundamental I, de uma unidade didática sobre o circo. A partir da explicitação da unidade fundamental do circo (a composição de cenas) e das suas abstrações conceituais (os elementos de criação das cenas), organizamos o ensino buscando garantir que os estudantes tivessem momentos diretos de trabalho com os conceitos, isto é, que agissem mediados pelos conceitos. Assim, a exposição das sínteses conceituais para os estudantes, o planejamento orientado da criação das cenas e a análise das cenas criadas mediadas pelos conceitos teóricos permitiram que os educandos trabalhassem com o modo geral de ação do artista circense, ou seja, o modo como o artista abstrai os elementos da realidade e os sintetiza em uma nova realidade ou no seu objeto artístico. Avaliamos que esse percurso de aprendizagem e essa forma de organização do ensino possibilitam ao sujeito a apropriação de instrumentos para abstrair os elementos essenciais de uma dada realidade artística, bem como para criar conscientemente seu próprio objeto artístico, o que lhe permite uma maior aproximação da arte, um maior conhecimento desse tipo de atividade humano-genérica. Por fim, a pesquisa nos indica para uma real possibilidade de construção de um modo geral de ação docente ou uma base teórico-metodológica para a organização do ensino referenciada na teoria histórico-cultural.