Resumo

Objetivo:
Mostrar aos alunos que o voleibol é um jogo em equipe e que todos os alunos devem contribuir igualmente para um bom desempenho do jogo. Ensinar por meio de jogos e tarefas práticas técnicas, táticas, regras e habilidades motoras do esporte.
Métodos e resultados:
Os treinamentos aconteceram na Escola Municipal Carlos Damiano Fuzatto, em um horário extracurricular, durante o segundo semestre de 2011, uma vez por semana devido às dificuldades dos alunos em permanecer no âmbito escolar. O público alvo foram 10 participantes de ambos os gêneros. Os planejamentos de treinamento foram fundamentados pela pedagogia do esporte sendo utilizado como uma das ferramentas, o ensino por meio de jogos e utilização de tarefas práticas que tinham como objetivo auxiliar no desenvolvimento futuro da prática esportiva. O planejamento foi organizado após traçarmos os objetivos, baseando nas habilidades do voleibol, sendo estas: passe, saque, ataque, bloqueio, recepção e levantamento. A utilização de jogos nas aulas ampliou as possibilidades para a criação e adaptações do voleibol, podendo ser feita modificações no espaço da quadra, no tamanho da bola, no número de jogadores (sistema de jogos 2x2, 3x3 e 3x2), dentre outras, resultando em uma melhora no processo de ensino-aprendizagem.
Conclusão:
Como o projeto ainda está em andamento, os objetivos estão sendo alcançados gradativamente, todavia, como resultado imediato deste processo observou-se uma melhor compreensão dos alunos quanto as técnicas e táticas do voleibol.